quinta-feira, 24 de dezembro de 2015


JE SUIS CHICO (ou queria ser)



Depois do constrangedor episódio ocorrido com Chico Buarque no Leblon, quando um punhado de mauricinhos, coxinhas, playboys ou algo do gênero, interceptaram o artista e lhe disseram besteiras do tipo: “é fácil ser PT se você mora em Paris” ou “você apoia o governo pra se aproveitar da Rouanet”, eu me pergunto que espécie de país é esse que o Brasil está virando. Infelizmente aqui o conceito de elite é unicamente pautado na riqueza. O sujeito não precisa ter educação, respeito, cultura, honestidade, inteligência para pertencer ou pensar que pertence à elite, o sujeito só precisa ter dinheiro, ou ser filho de pai que tem dinheiro para pensar que pode tudo. Uma elite deve ser pautada na bondade, no decoro, na altivez, na decência, na dignidade, no cavalheirismo, na hombridade, na cultura. Uma amiga minha moradora do Leblon, me contou que em uma reunião de condomínio no seu prédio, alguns moradores queriam duplicar o preço do condomínio e quando ela se opôs, um deles falou: “olha, existem prédios mais baratos, porque você não se muda para um deles?” Na realidade, o que queria esse condômino não era melhorar a qualidade de seu prédio, mas tentar expulsar todos os moradores que não fossem tão ou mais ricos do que ele. Outro dia, quando meu filho almoçava num restaurante no Leblon, um desses sujeitos que se acha da elite o abordou gritando: “Voce não é PT ? Porque não vai comer no bandeijão ?” Ora, meu filho nem é PT, ele simplesmente tem ideias socialistas, ele espera viver numa sociedade mais justa onde todos têm as mesmas oportunidades.  Essa “elite”pautada no dinheiro é tão ignorante, que não entendeu ainda que não adianta ter muito dinheiro num país cheio de miseráveis. Eles dizem basta à violência, mas não entenderam que a maior causa de violência é a diferença social. Uma coisa é voce ser pobre, outra coisa é ser pobre e ver ao lado pessoas esbanjando ostensivamente, jogando dinheiro fora e te olhando com desprezo.  

Aos que mandam o Chico Buarque se mudar para Paris eu digo: mudem-se vocês para Namíbia ou para Serra Leoa, la voces encontrarão um país com mais desigualdade social do que o Brasil, lá quem sabe vocês serão felizes. 

O Brasil que me orgulha, o Brasil que eu quero morar, é o Brasil do Chico Buarque. Se algum dia Chico se encher dessa “elite” ignorante e se mudar de vez para Paris, eu procurarei me mudar também. JE SUIS CHICO (ou queria ser).

Nenhum comentário:

Postar um comentário